Pesquisar

quinta-feira, 1 de março de 2012

Série Curiosidades - FUTEBOL


Veja a origem de alguns termos 

famosos no meio futebolístico

Corneteiro

Este articulista confessa: é um grande corneteiro. O nome vem de boi-corneta, um boi que, com seus mugidos, consegue reunir parte do rebanho em volta de si.

Copa do Mundo

A primeira taça disputada por seleções nacionais foi chamada de Cup. A partir de 1872, Inglaterra, Irlando do Norte, Escócia e País de Gales tentavam conquista-la. A World Cup foi a ampliação deste torneio.

Torcida
As mulheres levam lenços aos estádios, no início do esporte. Quando a partida ficava complicada, elas torciam os lenços devido à tensão nervosa. Um cronista do Jornal do Brasil observou o comportamento e batizou as espectadoras.



Craque
No turfe, os ingleses chamavam o melhor cavalo do páreo de crack-horse. O futebol copiou o termo e passou a designar de crack os melhores jogadores. 


Bola
Vem do latim bulla. As primeiras referências a ela surgiram em pinturas de 2000 a. C., feitas em paredes de tumbas egípcias.


Campeão
Tem origem controversa. Para alguns gramáticos, a palavra veio do latim medieval campione, que sofreu influência do espanhol campeón. Para outros, a origem é a palavra germânica kampjo, que deriva de kamp (campo de batalha).


Cartola
O futebol era um esporte aristocrático. Os uniforme tinham gravata e os dirigentes usavam cartola. Com o tempo a expressão tornou-se pejorativa.


Chute
Do inglês "shoot" (tiro, arremesso, lançamento).


Drible
Do inglês "to dribble" (enganar, fintar).



Hooligan
Vem do encrenqueiro irlandês Patrick Hooligan, que em 1890 perturbava Londres.


Impedimento
O latim "impedimentum" significa obstáculo. Alguns cronista utilizavam offside (fora de jogo), mas este último termo caiu em desuso.


Folha-seca
O criador da jogada foi Didi, nas eliminatórias para a Copa de 1958. Num suado 1 a 0 contra o Peru, Didi cobrou uma falta e a bola subiu muito e desceu rapidamente, tal como uma folha ao vento classificando o Brasil.


Futebol
Foot (pé) e ball (bola). Tentaram aportuguesar com balípodo, ludopédio, pedibola, bodabolismo, pebol.



Gol de placa
Pelé fez um dos gols mais bonitos da história contra o Fluminense, no Maracanã. O jornalista Joelmir Betting, maravilhado, mandou fazer uma placa pra imortalizar o golaço.


Gol Olímpico
Em 1924, a Argentina venceu o Uruguai por 2 a 1. Um dos gols foi marcado pelo ponta-esquerda argentino Onzari, numa cobrança de escanteio. A Celeste acabara de sagrar-se campeã olímpica e assim o gol foi batizado.


Placar
Vem do francês placard (painel).



W.O.
Do inglês walkover. Coisa ganha muito facilmerte, sem esforço.


Virar a casaca
O rei da Sardenha, Carlos Manuel III de Savóia (1701-1773) era ameaçado pela França e pela Espanha, e usava casaco com as cores do aliado da hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares